Sumário – Samba e identidade nacional

Sumário


Introdução 1

Capítulo I – O samba na historiografia 15

A palavra “samba” 17

Um discurso sobre samba 24

O gênero musical samba 26

Popular e folclore 34

A lacuna bibliográfica 41

Batuque e samba 44

Negação do papel criador do negro 49

Capítulo II – A perenidade do samba como forma africana no Brasil 61

A matriz de origem africana 61

O samba perene na música religiosa negra 72

Os métodos técnicos e teóricos 86

A letra da música: poesia e mensagem 89

Capítulo III – O samba derivado 95

O negro como problema 99

A erudição dos negros 100

O espetáculo do samba 105

As derivações 109

Capítulo IV – Estrutura das relações sociais no samba 137

O processo de industrialização e o Estado 139

Reflexos da Abolição 141

Passagem do samba derivado por diferentes camadas sociais 144

Raça e classe social 155

Estrutura social, o negro e o samba 157

Difração das classes sociais no samba 159

Branqueamento do samba 166

Capítulo V – A mercantilização do samba 173

A evolução das “máquinas de falar” e seu mercado 174

O rádio 181

Os produtores de samba 188

Os comercializadores de samba 196

Os direitos autorais 197

Do samba de terreiro ao samba-mercadoria 198

Ciclo produtivo do samba, ciclo reprodutivo do capital 199

Capítulo VI – Instrumento de política de conciliação 211

Identidade 211

O governo Vargas, ideologia e mecanismos de difusão da sua doutrina 215

A imprensa, o cinema e o rádio 217

O samba derivado e sua relação com a identidade nacional 226

Consolidação do samba derivado 242

Conclusão 245

Referências consultadas 257