Sumário
Políticas culturais e povos indígenas – Uma introdução 9
Manuela Carneiro da Cunha
PARTE I – Cultura, patrimônio, conhecimento e xamanismo
- Transformações da cultura no Alto Rio Negro 25
Geraldo Andrello e Tatiana Amaral S. Ferreira
- Patrimônio agricultural e modernidade no Rio Negro (Amazonas) 59
Laure Emperaire
- A internacionalização do kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais 91
Edilene Coffaci de Lima
- “Perguntas demais” – Multiplicidades de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores Guarani Mbya 113
Joana Cabral de Oliveira e Lucas Keese dos Santos
- Ritual, “cultura” e transformação: a Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia 135
Júlia Otero dos Santos
- Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto “Ponte entre Povos” 165
Artionka Capiberibe
- Conhecimento indígena e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta 195
Marcela Stockler Coelho de Souza
- Observações sobre o processo de patrimonialização dos Kene Huni Kuĩ 219
Joaquim Maná de Lima, José Benedito Ferreira Kaxinawa, Marcos de Almeida Matos e Paulo Roberto Nunes Ferreira
- A descoberta da cultura pelos Maxakali e seu projeto de pacificação dos brancos 241
Marina Guimarães Vieira
- Sobre alguns modos de usar a cultura dos Outros 257
Nicole Soares-Pinto
- Xamanismo e novas circulações de conhecimento na Amazônia indígena 287
Pedro de Niemeyer Cesarino
PARTE II – Escola e língua
- A cultura nas escolas indígenas 313
Clarice Cohn
- Reflexões e experiências de um estudante–liderança: sobre algumas políticas educacionais indígenas no Alto Rio Negro 339
Maximiliano Menezes e Raphael Rodrigues
- A demarcação das línguas indígenas no Brasil 363
José R. Bessa Freire
- Kagaiha akisü etĩbepügü – A chegada da língua dos brancos 391
Mutuá Mehinaku
- De “povos ágrafos” a “cidadãos analfabetos”: as concepções teóricas subjacentesàs propostas educacionais para os povos indígenas no Brasil 435
Maria Elisa Ladeira
- A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das “culturas” entre os Xakriabá e os Pataxó 455
Ana Maria R. Gomes e Shirley Aparecida de Miranda
- Os Terena e o ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul 485
Augusto Ventura dos Santos e Luiz Henrique Eloy Amado Terena
- A escola como problema: algumas posições 509
Dominique Tilkin Gallois