Sumário – Políticas culturais e povos indígenas

Sumário

Políticas culturais e povos indígenas – Uma introdução 9

Manuela Carneiro da Cunha

 PARTE I – Cultura, patrimônio, conhecimento e xamanismo

  1. Transformações da cultura no Alto Rio Negro 25

Geraldo Andrello e Tatiana Amaral S. Ferreira

  1. Patrimônio agricultural e modernidade no Rio Negro (Amazonas) 59

Laure Emperaire

  1. A internacionalização do kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais 91

Edilene Coffaci de Lima

  1. “Perguntas demais” – Multiplicidades de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores Guarani Mbya 113

Joana Cabral de Oliveira e Lucas Keese dos Santos

  1. Ritual, “cultura” e transformação: a Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia 135

Júlia Otero dos Santos

  1. Não cutuque a cultura com vara curta: os Palikur e o projeto “Ponte entre Povos” 165

Artionka Capiberibe

  1. Conhecimento indígena e seus conhecedores: uma ciência duas vezes concreta 195

Marcela Stockler Coelho de Souza

  1. Observações sobre o processo de patrimonialização dos Kene Huni Kuĩ 219

Joaquim Maná de Lima, José Benedito Ferreira Kaxinawa, Marcos de Almeida Matos e Paulo Roberto Nunes Ferreira

  1. A descoberta da cultura pelos Maxakali e seu projeto de pacificação dos brancos 241

Marina Guimarães Vieira

  1. Sobre alguns modos de usar a cultura dos Outros 257

Nicole Soares-Pinto

  1. Xamanismo e novas circulações de conhecimento na Amazônia indígena 287

Pedro de Niemeyer Cesarino

 

PARTE II – Escola e língua

  1. A cultura nas escolas indígenas 313

Clarice Cohn

  1. Reflexões e experiências de um estudante–liderança: sobre algumas políticas educacionais indígenas no Alto Rio Negro 339

Maximiliano Menezes e Raphael Rodrigues

  1. A demarcação das línguas indígenas no Brasil 363

José R. Bessa Freire

  1. Kagaiha akisü etĩbepügü – A chegada da língua dos brancos 391

Mutuá Mehinaku

  1. De “povos ágrafos” a “cidadãos analfabetos”: as concepções teóricas subjacentesàs propostas educacionais para os povos indígenas no Brasil 435

Maria Elisa Ladeira

  1. A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das “culturas” entre os Xakriabá e os Pataxó 455

Ana Maria R. Gomes e Shirley Aparecida de Miranda

  1. Os Terena e o ensino superior para indígenas no Mato Grosso do Sul 485

Augusto Ventura dos Santos e Luiz Henrique Eloy Amado Terena

  1. A escola como problema: algumas posições 509

Dominique Tilkin Gallois