História do esporte no Brasil

A história do Brasil e a construção de uma identidade influenciada pelo esporte

O livro percorre todos os contextos históricos no qual o esporte está inserido, desde o século XIX até os dias atuais

Não só para os amantes de esportes, como também a todos aqueles que fazem parte da história do Brasil, a obra de Mary Del Priore e Victor Andrade de Melo é um interessante trabalho de pesquisa e investigações que dá um olhar especial ao esporte e suas práticas corporais institucionalizadas, inseridas em diferentes sociedade e culturas, mas que acabou sendo responsável para formação de uma única identidade, a brasileira.

O livro História do esporte no Brasil: do império aos dias atuais percorre todos os contextos históricos no qual o esporte está inserido, desde o século XIX até os dias atuais, mostrando o quanto este assunto está ganhando espaço entre os meios de comunicação e as principais publicações. Tem como objetivo principal entender como o esporte, sendo uma das manifestações culturais mais importantes do século XX, pode nos ajudar a entender melhor a História do Brasil.

Por meio das pesquisas, os organizadores apresentam a modernidade brasileira com seus sentidos e significados, fazendo uma articulação da prática esportiva com as dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas do país. Isso nos ajuda a ter uma visão, ao mesmo tempo abrangente e peculiar, de todo histórico esportivo ao longo dos tempos e a forma que ele colaborou para a construção da identidade brasileira.

Esta publicação da Editora Unesp mostra a reunião de diversos tipos de classe, gênero e etnia em uma ideia de nação única, em um país que é tão reconhecido pelo seu futebol, principalmente, e seu grande destaque e sucesso nas diferentes modalidades esportivas. Um país que tem fome de vitória e tantos nomes importantes no esporte merece um estudo de todo o seu crescimento influenciado pelas práticas esportivas e uma atenção especial para um tema tão relevante.

Sobre os organizadores

Mary Del Priore é doutora em História pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em História da Universidade Salgado de Oliveira (Universo/ Niterói) e desenvolve pesquisa intitulada “Cultura, mentalidade e vida social no Rio de Janeiro do século XIX”. Tem pesquisas na área de história colonial, história da cultura, história de gênero. É autora de mais de 25 livros de História. Recebeu vários prêmios literários, dentre eles o Jabuti, o Casa Grande & Senzala, o da APCA e o Ars Latina..

Victor Andrade de Melo é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Laboratório Sport (PPGHC/IFCS/UFRJ). É autor dos livros Cidade Sportiva, Cinema e esporte: diálogos, Dicionário de história do esporte no Brasil e Esporte, lazer e artes plásticas: diálogos, entre outros, e editor-coordenador da Recorde: Revista de História do Esporte.

 

TítuloHistória do esporte no Brasil: do império aos dias atuais
Organizadores: Mary Del Priore e Victor Andrade de Melo
Número de páginas: 566
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-7139-989-1

Sumário