Coleção Revoluções do Século 20

Coleção Revoluções do Século 20

Esta coleção, organizada por Emilia Viotti da Costa, uma das mais eminentes historiadoras do Brasil, traça um painel amplo das revoluções do século XX. Escritas por autores de posições políticas diversas, as obras têm como objetivo tornar mais conhecidos do grande público aqueles movimentos revolucionários que eclodiram em todo mundo e moldaram a face política de nossa época.

 

A Revolução Alemã

(1918-1923)

Isabel Maria Loureiro

Páginas: 184
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 8571396272

Isabel Maria Loureiro apresenta um balanço histórico da Revolução Alemã, de 1918 a 1923, a primeira em uma sociedade industrial desenvolvida. Com a Revolução Russa em 1917, a vitória do socialismo no Ocidente parecia factível. Mas a Revolução Alemã fracassou, e as forças conservadoras pavimentaram o caminho para a queda da República e a ascensão do nazismo.

A Revolução Argelina

Mustafa Yasbek

Páginas: 104
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788539300525

Ícone das guerras de independência contemporâneas, a luta argelina contra o domínio francês foi das mais sangrentas do século, alcançando a cifra assombrosa de centenas de milhares de mortos. Mas os desafios que se apresentam ao modelo socialista da FLN não se esgotam com a derrota da potência colonial. As complexidades dessa nação – que empedernidamente sustentou seu não alinhamento durante a Guerra Fria, alcançou pluralismo político ímpar na região, enfrentou as instabilidades de uma economia alicerçada no petróleo e que hoje se depara com a crescente e agressiva presença do fundamentalismo islâmico – impõem encruzilhadas dramáticas para uma Argélia que ainda se constrói.

A Revolução Boliviana

Everaldo de Oliveira Andrade

Páginas: 184
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788571397637

As peculiaridades da Revolução Boliviana são marcantes e refletem as características específicas – étnicas, econômicas e políticas – que distinguiram a dinâmica do país desde os tempos da colonização espanhola. Seria por isso simplista inseri-la despreocupadamente na mesma classe de conflitos e movimentos sociais que agitaram as nações vizinhas durante o mesmo período. A compreensão das particularidades da insurreição de massas de 1952 na Bolívia não apenas permite fazer justiça a facetas importantes da história do subcontinente americano, mas fornece elementos cruciais para explicar a tensão endêmica que se arrasta até os dias de hoje.

A Revolução Chilena

Peter Winn

Páginas: 216
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788571399952

Segundo as palavras de Salvador Allende: “milhões de pessoas no mundo querem o socialismo, mas não querem ter de enfrentar a tragédia da guerra civil para consegui-lo”. A resposta do próprio Allende e do povo chileno a esse anseio foi consubstanciada pela experiência democrática socialista inaugurada em 1971. Jornada ainda hoje paradigmática na evidenciação dos limites da democracia liberal, os três conturbados anos do governo liderado pela Unidade Popular, levaram à tragédia épica de setembro de 1973 e à subsequente violência e ao obscurantismo da ditadura militar. Esta jornada heroica, mas frustrada, alerta para as dificuldades e complexidades com que se defronta a concretização conjunta dos ideais clássicos da liberdade e da justiça social igualitária.

A Revolução Chinesa

Wladimir Pomar

Páginas: 184
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 8571394814

A Revolução Chinesa, em 1949, ampliou o bloco socialista e forneceu novos modelos para revolucionários em várias partes do mundo. Com a participação da China em instituições até recentemente controladas pelos países capitalistas, talvez seja possível dar início a uma reavaliação mais serena dos acontecimentos. Essa Revolução que intriga o Ocidente e as reformas promovidas pelo regime a partir de fins do século XX impõem a tarefa sempre renovada de esclarecer o perfil e os rumos dessa epopeia ainda não terminada.

A Revolução Coreana

O desconhecido socialismo Zuche

Paulo Fagundes Visentini, Analúcia Danilevicz Pereira, Helena Hoppen Melchionna

Páginas: 200
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788539305858

A Coreia do Norte é comumente retratada no Ocidente de forma caricatural. Difunde-se a imagem de um regime fechado, à beira do colapso, irracional, que oprime um povo faminto enquanto investe fortunas em um projeto nuclear megalomaníaco. Perdem-se, nessas representações caricatas e eivadas de objetivos políticos, tanto o contato com a real configuração do regime norte-coreano, de impressionantes conquistas socioeconômicas, quanto as complexidades que caracterizaram todo o processo revolucionário e continuam a tensionar o sudeste asiático.

A Revolução Cubana

Luis Fernando Ayerbe

Páginas: 136
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 8571395497

Por mais de cinquenta anos, a trajetória da experiência revolucionária em Cuba abrigou personalidades marcantes, como Che Guevara, e acontecimentos dramáticos, como a Crise dos Mísseis. Todos esses ícones históricos do século XX entrecruzam-se com a profunda reestruturação interna da economia e sociedade cubanas e o associado desafio à antes incontrastada hegemonia dos Estados Unidos sobre a América Latina. A complexidade desses elementos não deve ser menosprezada e, em si, é uma explicação para as paixões e a batalha interpretativa ainda hoje evocadas por essa revolução caribenha.

A Revolução Iraniana

Osvaldo Coggiola

Páginas: 152
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788571398269

Em uma região conturbada desde tempos imemoriais, o Irã da segunda metade do século XX honra a tradição e abriga situação explosiva: uma monarquia, autointitulada herdeira dos vetustos imperadores persas, debate-se, espremida entre a autocracia, a corrupção e os anseios modernizadores. Completando o quadro dramático, a presença crescente do fundamentalismo islâmico e a não disfarçada intervenção das potências ocidentais – sempre obcecadas pelas enormes reservas petrolíferas do país – acarretam a tensão geopolítica prenunciadora de típicos cenários contemporâneos.

A Revolução Mexicana

Carlos Alberto Sampaio Barbosa

Páginas: 136
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788539300426

A Revolução no México e suas figuras exponenciais, como Emiliano Zapata, têm destaque no imaginário popular. Sua longevidade e a popularidade de seus ideais expõem circunstâncias históricas distintivas que definem a trajetória do país desde finais do século XIX. Mas a pujança dos anseios igualitários que se entrelaçavam com esses movimentos transcende fronteiras e ainda hoje inspira o mundo. Tão viva quanto a memória revolucionária mexicana é o reconhecimento de sua relevância e complexidade e a intensa disputa interpretativa que enseja.

A Revolução Nicaraguense

Matilde Zimmermann

Páginas: 160
Formato: 11 x 19 cm
ISBN: 8571396531

O livro aborda a ascensão e queda da Revolução Nicaraguense que derrotou, em julho de 1979, a ditadura de Somoza, a mais longa da América Latina. O movimento foi liderado por Carlos Fonseca, comandante da Frente Sandinista de Libertação Nacional, que, logo em seguida, enfrentou a contraofensiva da Guarda Nacional e de setores da burguesia aliados aos EUA.

 

A Revolução Peruana

José Luis Rénique

Páginas: 176
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788571399518

O ideal de uma república, “o verdadeiro Peru”, fiel a valores igualitários desrespeitados desde a emancipação ante a Coroa espanhola, foi sistematicamente abraçado pelas correntes libertárias peruanas, de Mariátegui e González Prada à atuação do Sendero Luminoso; um país que reconhecesse não apenas a impressionante herança histórica e cultural dos incas, mas que se emancipasse do elitismo crioulo, responsável pela marginalização da esmagadora maioria da população, particularmente de seus segmentos rural e indígena. Praticamente sem hiatos, a luta pela concretização desse sonho atravessa a história peruana, da independência, em 1821, até nossos dias.

A Revolução Portuguesa

Claudio de Farias Augusto

Páginas: 184
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788539301850

O movimento militar iniciado em 25 de abril de 1974 em terras portuguesas marcou o fim do período em que Portugal vivenciou o regime salazarista, uma das mais duradouras ditaduras de que se tem notícia no mundo ocidental. Além de reinserir o país no mapa geopolítico mundial, aquela que ficou conhecida como Revolução dos Cravos estabeleceu um ambiente efetivamente democrático e delineou um novo futuro para o povo português.

 

A Revolução Sul-Africana

Classe ou raça, revolução social ou libertação nacional?

Analúcia Danilevicz Pereira

Páginas: 176
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788539302642

O controle exclusivo sobre as riquezas da África do Sul, base do poder político da minoria branca, e o regime do apartheid caracterizam a longa história de desigualdade desse país. A revolução sul-africana foi uma resposta a esse governo de minoria que, apoiado em um sistema de discriminação único e brutal, fundou uma estrutura socioeconômica com alicerces assentados na discriminação racial. Esta obra busca contribuir para o debate sobre esse movimento de libertação que tem suas raízes em condições históricas peculiares e que caracterizaram a contradição entre classe e raça.

A Revolução Venezuelana

Gilberto Maringoni

Páginas: 200
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788571399044

Houve revolução na Venezuela no fim do século XX ou tal processo está ocorrendo agora? É o que o autor se propõe a responder nesta obra, ao repassar os fatos do cenário venezuelano e suas consequências no mundo e na América Latina. O autor esclarece que os eventos que aborda integram um processo político em curso, e as conclusões ainda vagam no terreno do imediato.

 

A Revolução Vietnamita

Da libertação nacional ao socialismo

Paulo Fagundes Visentini

Páginas: 128
Formato: 11 x 19 cm
ISBN: 9788571398092

O autor expõe um panorama histórico com ampla base factual da guerra e revolução  vietnamita, um dos mais significativos eventos históricos contemporâneos. O conflito desgastou a imagem do império americano e projetou o pequeno país, que se tornou pivô da política mundial e sobreviveu sob o regime socialista mesmo após o colapso da União Soviética.

As Revoluções Africanas

Angola, Moçambique e Etiópia

Paulo Fagundes Visentini

Páginas: 192
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 9788539302253

A obra traça o cenário que levou às revoluções de cunho social ou socialista na África, nos anos 1970. Para o autor, tais movimentos têm os mesmos traços políticos e compartilham a mesma conjuntura que, na época, estimulam revoluções em países do Terceiro Mundo. Com um ingrediente a mais: os movimentos de libertação tardia das colônias portuguesas.

 

As Revoluções Russas e o socialismo soviético

Daniel Aarão Reis Filho

Páginas: 184
Formato: 10,5 x 19 cm
ISBN: 8571394822

O movimento em favor de uma mudança radical ganhava um número cada vez maior de participantes, em várias partes do mundo, culminando na Revolução Russa de 1917, que deu início a uma nova era. O processo revolucionário no início do século XX, sob inspiração de socialistas e comunistas, transcendia as fronteiras da Europa e da América e o caminho seguido pela União Soviética alarmou alguns e serviu de inspiração a outros, provocando debates e confrontos internos e externos que marcaram a história do século XX. Com o fim de guerra fria e o desaparecimento da União Soviética é possível reavaliar os acontecimentos.